Produtos que você acha que são saudáveis, mas não são
Hoje em dia, a procura por alimentos saudáveis têm crescido exponencialmente porque as pessoas têm desejado ter uma qualidade de vida melhor e também buscado produtos que possam atender seus problemas de saúde e comorbidades. Porém, muitos alimentos vendidos nos mercados estão carregados de conservantes, corantes e outros produtos químicos que podem estragar os seus planos de ter uma vida saudável. Muitos alimentos parecem bons, mas contêm diversas substâncias prejudiciais à saúde, pois, ao serem industrializados, eles ganham açúcar, sal e aditivos em excesso.
Com isso, você já deve ter se questionado se um produto é saudável ou não e neste texto queremos trazer 5 produtos que você pode pensar que são saudáveis, mas na realidade não são. Importante ressaltar que, se você não tiver nenhum tipo de restrição alimentar, não é preciso deixar de consumir esses itens, apenas ficar mais atento aos rótulos e diminuir a quantidade, ou então substituir por uma opção melhor.
1. Barrinha de Cereal
O problema da barrinha de cereal está no rótulo, pois ela pode sim ser uma grande aliada na busca pela alimentação saudável, pois há barrinhas de cereal que contém baixas calorias, são fonte de fibras, dão energia, aumentam a sensação de saciedade e ajudam no funcionamento do intestino. Você só precisa ficar atendo as marcas que realmente cumprem com o que prometem. A maioria das barrinhas contém como principal ingrediente o açúcar, além de possuir diferentes tipos dessa substância nela (açúcar invertido, glicose de milho, açúcar mascavo, polidextrose). Também é encontrada nas barrinhas de cereal gordura vegetal, portanto não é um produto indicado para quem quer ter uma alimentação saudável.
2. Suco de caixinha
Os sucos de caixinha contém altos índices de açúcar, corante e aromatizantes. Além de possuir uma baixa concentração da fruta. Mesmo as versões light, estão presentes em sua composição muitos aditivos químicos, como conservantes e sódio. Ademais, as propriedades encontradas nas frutas, como fibras e vitaminas, são perdidas no processo de industrialização. Ou seja, o suco de caixinha não é a melhor opção de bebida para o seu dia a dia.
3. Bolacha de água e sal
Apesar do nome, a sua composição não é feita apenas de água e sal. Na verdade, ela tem uma quantidade considerável de farinha de trigo, soro de leite, sal, fermento (bicarbonato) e gordura vegetal. Há também marcas que devem ser evitadas, porque ainda trazem na sua composição a gordura trans (que não tem o consumo recomendado pela Organização Mundial da Saúde - OMS).
4. Leite de soja
Este produto tem ganhado muita fama nos últimos anos por parecer ser uma ótima substituta do leite comum. Porém, é, basicamente, uma ingestão direta de líquidos transgênicos para a sua corrente sanguínea. A soja industrializada é rica em pesticidas, e costumam modificar geneticamente o grão. Por isso, comprar o leite de soja não é o ideal.
5. Chá
Os chás são ótimos produtos, mas tudo depende dos rótulos, mais uma vez. Normalmente, os chás em lata possuem substâncias conhecidas como flavonóides e antioxidantes, que são ótimos para a saúde. Porém, esses produtos possuem também uma grande quantidade de açúcar, como também conservantes e corantes. Ademais, alguns chás possuem um teor alto de cafeína, o que pode levar a ansiedade e insônia.
Posso substituir por outros alimentos?
Sim! A Fique Bem é uma loja de mercado saudável, então não teria como te deixar na mão depois de trazer todas essas informações. Por isso, pensamos em alguns produtos que você pode inserir na sua rotina ao passo que diminui ou exclui do seu dia a dia os alimentos que trouxemos acima.
Pensando na barrinha de cereal, temos duas opções de marcas que são comprometidas com a saúde do consumidor: a Barra de nuts sabor coco com chocolate 33g e a Barra de nuts com nibs de cacau 30g. Ambas são sem glúten, e a da Flowbar é vegana, sem lactose e sem adição de açúcar. Pensando no suco de caixinha, temos as bebidas vegetais, tanto da BE+ como da Leatt. Ambos veganas, sem glúten e a BE+ é zero lactose.
Um bom substituto da bolacha de água e sal é o Snack integral vegano salgado sabor ervas de provance 80g. É um produto vegano, integral e sem lactose. Para o leite de soja, temos duas opções de Santo Óleo, que é o Leite de biomassa de banana verde em pó 200 g e o Leite de coco em pó 200 g. As duas opções são em pó, veganas e sem glúten. Para os chás, temos os chás e chá mate da Stevia (sem açúcar), Vitao (sem glúten e orgânico) e da Mate e Tal (vegano e orgânico). Diversos sabores de chás que vão agregar na sua saúde!
Esperamos que esse texto tenha te ajudado a escolher melhor os produtos que consome e tenha te dado opções de substituição. Lembre-se que o equilíbrio é o segredo! Se você não tem nenhuma restrição alimentar dada pelo seu médico, pode, de vez em quando, consumir esses produtos não tão saudáveis, mas opte sempre que possível por aqueles que vão beneficiar a sua saúde.
Fique bem e boa semana!