Início > O que é a farinha de centeio?

O que é a farinha de centeio?

O centeio é um tipo de cereal pertencente à mesma família da farinha de trigo e da cevada. Se adequa bem em baixas temperaturas, tem uma textura densa comparada com outros cereais, e um sabor mais marcante e forte. A farinha de centeio é muito utilizada no preparo de pães, bolos e biscoitos, trazendo muitos benefícios para a saúde, pois é uma ótima fonte de vitaminas, minerais e fibras alimentares. Por causa desses fatores, a farinha de centeio pode ser uma boa opção para substituir outros tipos de farinha no nosso dia a dia, como a farinha de trigo. Quer conhecer mais sobre esse cereal? Então siga conosco!

 

Benefícios da farinha de centeio


Os benefícios deste tipo de farinha são diversos. Alguns que podemos citar é, por exemplo, o fato de que ele ajuda a melhorar o funcionamento intestinal. Por ser rico em fibras, o centeio ajuda a combater a constipação, ajudando o intestino a funcionar melhor. Também ajuda, com a sua ação antioxidante, a evitar inflamações que prejudicam o nosso organismo, como o estresse oxidativo.

A farinha de centeio pode prevenir algumas doenças crônicas graves, como o Alzheimer e alguns tipos de câncer. Ajuda na prevenção da diabetes devido a sua riqueza em fibras que controlam os níveis de açúcar no sangue. As fibras presentes no centeio ajudam também no controle da pressão arterial e no controle do colesterol. 

Outro benefício é que a farinha de centeio é uma fonte de carboidratos complexos, o que dá energia prolongada para o nosso corpo. Ele também é rico em minerais, como o manganês, o cobre, magnésio e fósforo. Sem contar as vitaminas presentes, que são do complexo B.

 

A farinha de centeio contém glúten?


Sim! Apesar de ter um teor baixo, o centeio contém glúten, substância não recomendada para quem sofre com doença celíaca. Pessoas que não tem essa doença, o centeio está liberado e é uma ótima opção para o dia a dia. Ele não faz mal e não engorda, na verdade ajuda na perda de peso, pois o centeio promove maior saciedade do que outros alimentos, o que ajuda as pessoas a comerem menos ao longo do dia. O ideal é substituir versões refinadas de grãos e farinhas pelos tipos integrais.

Já nas pessoas celíacas, o glúten faz com que as células produzam substâncias pró-inflamatórias, que auxiliam no aparecimento de doenças crônicas, como a obesidade. Então, ao invés do centeio ajudar no emagrecimento, ele pode fazer o efeito contrário. 

 

Onde a farinha de centeio pode ser usada?


Ela é muito utilizada no preparo de pães, bolos, biscoitos e massas. Por ser rico em fibras, é recomendado o consumo desses alimentos logo pela manhã, pois irá ajudar no controle do apetite durante o restante do dia. Na Fique Bem, temos a Farinha de centeio, uma opção de substituição da farinha de trigo para se ter uma vida mais saudável. Por ser integral, ela conserva todas as propriedades do grão, sendo ainda mais nutritiva para o nosso organismo.

Esperamos que este texto tenha te ajudado a entender melhor sobre o centeio e a farinha que podemos produzir com ele! Esperamos também que, a partir desta leitura, você possa fazer escolhas melhores e mais saudáveis para o seu corpo ficar bem!

 

Fique bem e boa semana!


Deixe seu comentário


Tags