Início > Festa junina saudável existe?

Festa junina saudável existe?

Podendo ser comemorada tanto em junho como em julho, a festa junina é uma das festas mais populares do Brasil, sendo caracterizada pelas músicas, as comidas típicas e as danças. Essa comemoração é comum em todas as regiões do Brasil, especialmente no Nordeste, onde tem forte influência. Além disso, não é apenas no Brasil que existe essa comemoração, mas sim é comemorada em outros países, como a Alemanha, Dinamarca, Polônia e França. 

Já estamos no mês de junho! Você provavelmente já está se preparando para as festividades e deve bater aquela dúvida cruel de que será que poderá comer as comidas da festa junina sem pesar a consciência e sem prejudicar a nossa saúde? Este texto vai te ajudar a resolver esta situação! Vamos lá?

 

Origem


Antes de qualquer coisa, vamos falar da origem da festa junina. As origens estão diretamente relacionadas a festividades pagãs que eram realizadas na Europa. Isso acontecia na passagem da primavera para o verão (que, na Europa, acontece no mês de junho), momento chamado de solstício de verão. A festa tinha como finalidade: afastar os maus espíritos e qualquer praga que pudesse atingir a colheita naquele ano.

Após a consolidação do Cristianismo na Europa, as comemorações realizadas pelos povos pagãos europeus foram incorporadas no calendário católico e foram adicionados alguns elementos cristãos, como a comemoração de figuras importantes do catolicismo, entre as quais se destacam Santo Antônio (homenageado dia 13 de junho), São João (dia 24) e São Pedro (dia 29). Por isso, muitos elementos típicos das comemorações pagãs ganharam novo significado.

 

No Brasil


No Brasil, o início das festas juninas veio com a colonização dos Portugueses no século XVI. As festas juninas eram tradições bastante populares na Península Ibérica (Portugal e Espanha) e, por isso, foram trazidas para cá, assim como muitas outras tradições. A festa foi introduzida no Brasil como “festa joanina”, em homenagem a São João, porém, ao longo dos anos, seu nome foi alterado para festa junina, em referência ao mês no qual ocorre a festividade.

Inicialmente, a festa possuía um forte tom religioso, porém, com o passar do tempo, a festa junina no Brasil se associou a símbolos típicos das zonas rurais. Isso se dá pelo fato de essa festividade ser muito forte no Nordeste, sobretudo na cidade de Campina Grande, na Paraíba. 

Hoje, no Brasil, há muitas tradições nas festas juninas, como a realização de danças típicas, como as quadrilhas. Outra tradição é a produção de comidas à base de milho e amendoim, além da bebida, o famoso quentão. Não podemos esquecer, é claro, da caracterização de se vestir de caipira. 

 

Comidas típicas


Festa junina não é festa junina sem as comidas típicas, que normalmente são à base de milho e amendoim. Porém, muitas dessas comidas não são saudáveis, ou então não são recomendadas para pessoas celíacas ou diabéticas. Isso significa que essas pessoas não devem frequentar festas juninas ou então ir, mas não comer nada? Negativo! Hoje em dia existem muitas receitas onde podemos usar produtos mais naturais ou orgânicos que vão nos auxiliar nisso. 

Por isso, vamos conferir alguns pratos típicos desta comemoração e veremos como podemos substituir por algo mais saudável. Começando por algo que não pode faltar na festa junina: a pipoca, ainda mais pipoca doce. É essencial! Na Fique Bem, temos um produto perfeito para substituir: a pipoca gourmet da Senhora Pipoca! Elas são veganas, sem glúten e sem lactose. Uma ótima opção, não acha?

Outro prato que podemos pensar são os bolos. Sempre tem aquele bolo de fubá, bolo de aipim, e por aí vai! Os bolos são infinitos. A Vitao tem uma linha de mix para bolos excelentes, todos sem glúten. Tem o de Mix para bolo sem glúten sabor aipim 400g e também o de Mix para bolo sem glúten sabor fubá. E aquele doce de abóbora delicioso? Temos uma opção sem açúcar, sem glúten e vegana: é o Doce de abóbora com coco zero 200 g

Cocada zero, Paçoquinha zero e Tablete de goiabada zero sem glúten e sem adição de açúcar existe? Existe sim! A Flormel tem uma linha de tabletes de doces que pode comer sem medo.
E as receitas?


Trouxemos alguns produtos saudáveis prontos que podem ser consumidos na festa junina e substituir aqueles que não são tão bons para o nosso organismo. Porém, a festa junina é recheada de receitas das mais diversas. Nestes casos, o ideal é estar atento aos ingredientes usados. Tente sempre substituir os ingredientes por algum mais integral, natural ou orgânico. Se você é celíaco ou então diabético, preste mais atenção ainda e busque aqueles ingredientes que não tem glúten e nem açúcar. E lembre-se sempre de comer com moderação. Mesmo que sejam alimentos saudáveis, o excesso sempre faz mal. Então coma um pouquinho de cada e aproveite a festa! 


Esperamos que este texto de hoje tenha te ajudado a conhecer produtos festivos mais saudáveis e que você possa fazer as substituições corretas. O arraiá já chegou na Fique Bem! Clique aqui para ficar por dentro de todos os produtos selecionados que serão o seu aliado nas comemorações das festas juninas!

Fique Bem e boa semana!
 


Deixe seu comentário


Tags