Já faz um bom tempo que o discurso de que o carboidrato é o que faz mal para as pessoas, estraga a dieta e faz todo mundo engordar está presente na sociedade. Hoje em dia isso está mais popular ainda, sendo possível ver as pessoas optando pela famosa dieta “zero carbo” invés de balancear a dieta. No entanto, você já se perguntou se o carboidrato é realmente o vilão da alimentação nessa história toda? O ideal seria cortar este macronutriente de vez da sua vida? Ou então repensar sobre isso? Não tem nada de bom no carboidrato?
Hoje vamos falar sobre isso e se você quer saber a resposta para todas essas perguntas, continue conosco!
Afinal, o que é o carboidrato?
O carboidrato é um macronutriente constituído por carbono, oxigênio e hidrogênio que pode ser simples ou complexo. Os carboidratos simples têm apenas uma molécula e são facilmente absorvidos pelo organismo, além de dar origem a frutose, glicose e galactose. Por isso, é necessário que os diabéticos fiquem atentos ao consumo excessivo, pois isso pode promover o aumento de glicose no sangue.
Já os carboidratos complexos são aqueles que têm mais de uma molécula e são absorvidos de forma mais lenta. São também transformados em açúcares simples, como a sacarose e a lactose. Mas também tem os não digeríveis, como a fibra alimentar.
O carboidrato é um macronutriente importante para o nosso corpo, pois a glicose que vem dele é a principal fonte de energia para o nosso corpo. Além de também promover uma melhora na saúde e no bem-estar através das fibras alimentares, que são polissacarídeos presentes na dieta. Podem ser solúveis e estar presentes em algumas frutas como o limão, a laranja e a maçã, ou então ser insolúveis e estar presentes nas sementes, cascas de frutas e grãos de cereais.
Mito ou verdade?
Ao longo dos anos, muitos mitos começaram a se popularizar sobre o carboidrato. Por isso, vamos desmistificar estes mitos e trazer as verdades sobre este macronutriente. Vamos lá?
- Alimentos com carboidrato são mais calóricos
Este é mito. Quando falamos de alimentos calóricos, as gorduras são mais perigosas que o carboidrato. Por exemplo, um grama de carboidrato tem, em média, quatro calorias, já um de gordura tem, em média, nove.
- Consumir carboidrato à noite pode engordar
Parcialmente verdade. Especialistas deixam claro que qualquer refeição feita durante a noite pode engordar. Quando ingerimos o carboidrato, ele vira energia acumulada, pois, normalmente, depois da janta iremos descansar o nosso corpo, então não terá tempo para gastar esta energia, o que causará um aumento de gordura no corpo. Por isso, o mais indicado é consumir os carboidratos durante o dia, quando poderá gastar energia. Já à noite, o recomendado é comer menos e diminuir o número de carboidratos, se possível.
- A farinha branca é o pior carboidrato para se consumir
Parcialmente verdade. A farinha branca é um carboidrato que precisamos ter cuidado na quantidade, mas o principal é o açúcar refinado, pois, além do efeito viciante, ele não traz nutrientes para o corpo e ainda eleva o índice glicêmico (causador da diabetes e obesidade). Porém, ambos passam por um processamento químico e não são a melhor escolha para uma alimentação saudável.
- Se é integral, não engorda
Este é mito. Alimentos integrais não passam pelo processo de refinamento e, por conta disso, preservam as fibras alimentares, essenciais para o organismo, na composição. No entanto, o valor calórico do alimento não é alterado e comer em excesso é perigoso e pode levar ao aumento de peso. O ideal é saber balancear e comer com moderação, apesar de integral.
- Carboidratos saudáveis não existem
Este é mito. As fibras alimentares são muito importantes para o nosso corpo, como também as frutas. São dois alimentos que vem do carboidrato (apesar de a maioria das pessoas não saber disso) e são saudáveis, ao passo que fazem bem ao nosso corpo.
- Para emagrecer, precisa cortar o carboidrato
Este é mito. Consumir carboidrato, assim como outros macronutrientes, faz parte de uma alimentação equilibrada e saudável, pois, sem os carboidratos, principal fornecedor de energia para o corpo humano, o corpo precisará explorar os músculos para a formação de glicose, diminuindo assim a massa magra. Além de a falta de carboidrato trazer sintomas ruins para o nosso corpo, como dor de cabeça, mau hálito e alterações de humor.
- O carboidrato dificulta o ganho de massa magra
Este é mito. O carboidrato é extremamente importante para o ganho de massa magra, apenas é necessário escolher o carboidrato com melhor qualidade e consumir na quantidade correta, sem exageros. O que dificulta mesmo o ganho de massa magra é o excesso de ultraprocessados e treinos executados de forma incorreta.
Depois de tudo isso, podemos perceber que os carboidratos são extremamente importantes para a nossa saúde e devem estar presentes na nossa dieta, mas claro, de forma organizada e ordenada, sem excessos desnecessários. O segredo de uma vida saudável é o equilíbrio, a temperança, e a Fique Bem quer te ajudar nisso!
Fique bem e boa semana!