Início > Veganismo: pode comer ovo?

Veganismo: pode comer ovo?

Um estilo de vida que tem crescido em escala nos últimos anos é o veganismo, que consiste na busca pela exclusão de todas as formas de exploração e crueldade aos animais, tanto na alimentação, quanto no vestuário, nas maquiagens, etc. Além de também incentivar o desenvolvimento e uso de alternativas livres de origem animal. 

Com o passar dos anos, se tornou mais acessível optar pelo veganismo, pois a indústria alimentícia vegana cresceu muito. A Fique Bem é uma que te ajuda nessa busca por uma vida mais saudável e consciente! Mas por onde começar? O que exatamente um vegano não pode comer? E o famoso ovo, pode ou não pode? Fique conosco e venha descobrir as respostas para estas e muitas outras dúvidas!

 

O que pode e o que não pode?


Focando na parte da alimentação, basicamente, um vegano não pode comer nada de origem animal, ou seja, nada de carnes (tanto vermelha como branca), nada de leites, queijos, manteiga, salsicha, mel, banha, etc. 

Isso faz com que a pessoa que opta pelo veganismo, faça algumas substituições na sua alimentação, como substituir a carne pela soja, já que é um alimento com uma quantidade alta de proteína e faz bem para o corpo humano, beneficiando a saúde. O leite de vaca pode ser trocado por uma bebida vegetal ou então pelo leite de aveia ou castanha que tem o gosto muito semelhante ao leite tradicional.  

Para auxiliar melhor nisso, as pessoas veganas tem uma pirâmide alimentar que consiste basicamente em 6 grupos: 1- Grãos e tubérculos; 2- Legumes; 3- Verduras e vegetais; 4- Sementes; 5- Frutas; e 6- E alimentos que contenham vitamina B12 e minerais.

Porém, o ideal é procurar a ajuda de uma nutricionista para que todas as substituições sejam feitas da melhor forma possível e também para que não haja a falta de nenhum nutriente importante para o corpo humano. E lembrando sempre de começar devagar e aos poucos, sem cortes e restrições radicais. 

 

E o ovo? Pode comer?


O ovo é um alimento que não é recomendado para pessoas veganas, pois, apesar de não matarem a galinha para colher seus ovos, há mortes e crueldade por trás da produção nas granjas, o que vai contra os princípios veganos. As galinhas, por exemplo, após 18 meses de vida, são abatidas, já que não produzem mais como antes. Além de ser cortado os bicos das galinhas por conta do estresse, para que não machuquem outras galinhas. 

 

N.Ovo


Na última semana de março rolou uma polêmica que dividiu os ativistas veganos: a maior granja da América Latina, a Mantiqueira, anunciou o lançamento de um ovo vegetal, o N.Ovo. A ideia é produzi-lo sem nada de origem animal, apenas produtos vegetais (o principal ingrediente é o amido de ervilha). Isso ajudaria na substituição do ovo tradicional. 

O produto seria vendido em uma embalagem que imita as caixas de ovos que são encontradas nos supermercados, no entanto ele vem em pó, um sachê laminado de 132 gramas.

A polêmica começou por questões políticas, já que a granja que propôs este ovo vegetal foi a primeira empresa a montar granjas automatizadas em solo brasileiro, fomentando a exploração de aves. Por conta disso, alguns veganos acreditam que essa pode não ser a melhor opção para quem deseja viver o veganismo na prática, apesar de toda a facilidade que o N.Ovo oferece, já que ser vegano é também não compactuar com empresas que exploram os animais.
 
Por outro lado, há quem entenda o N.Ovo como uma ótima forma de introduzir outras pessoas no mundo vegano e de incentivar as empresas a repensar seus posicionamentos. 
É uma longa discussão com argumentos importantes dos dois lados, mas o que fica é que o ovo não é algo recomendado para pessoas veganas, por isso se tem a ideia de criar um ovo à base de vegetais.
 
 
Esperamos que este texto tenha te ajudado a conhecer um pouco mais do veganismo e tenha tirado algumas dúvidas em relação a esse estilo de vida! 

Fique bem e boa semana!


Deixe seu comentário


Tags