Início > Comer de 3 em 3 horas: é verdade ou mito?

Comer de 3 em 3 horas: é verdade ou mito?

Ao longo da sua vida, você já deve ter ouvido alguém ou algumas pessoas falarem que comer de 3 em 3 horas é a melhor maneira de ter uma vida saudável, e até de emagrecer. Talvez tenha ouvido isso até de profissionais da saúde. Isso é algo que está popularizado há muito tempo, porém será que isso é verdade? Será que isso realmente tem algum benefício para a saúde? Mesmo comendo qualquer coisa? Emagrece mesmo?

Continue lendo para tirar todas essas dúvidas e descobrir se é mito ou não. Vamos te guiar neste caminho!

 

É mito ou verdade?

 

Para começar esta discussão, é importante entender de onde surgiu esse discurso. Durante muito tempo, as pessoas comiam quando sentiam fome (lembram dos tipos de fome?) e, normalmente, as três refeições básicas do dia eram suficientes para nutrir uma pessoa. Porém, com o crescimento das indústrias de suplementos alimentares e com as grandes mídias colaborando com a indústria da beleza, foi aumentando a ideia de que deveríamos comer mais em um curto intervalo de tempo.

 

Outra questão é que não há comprovação científica de que comer de 3 em 3 horas acelera o metabolismo, fazendo as pessoas emagrecer. Isso se consolida ao ver que, segundo o Ministério da Saúde, mais ou menos nos últimos dez anos, há um aumento na taxa de obesidade no Brasil, cerca de 60%. Na verdade, o emagrecer está intimamente relacionado com a quantidade de alimentos que a pessoa ingere e os tipos de alimentos consumidos.

 

Então, é mito quando dizem que comer de 3 em 3 horas ajuda a emagrecer. Porém, isso não significa que usufruir dessa dieta de maneira consciente não é uma boa maneira de comer bem. Na verdade, é sempre importante lembrar que cada pessoa é uma pessoa com um metabolismo e necessidades diferentes. Por isso é necessário consultar sempre um nutricionista antes de começar qualquer dieta.

 

Como posso fazer essa dieta ser proveitosa?

 

Para isso, tem quatro coisas que precisamos pensar:

  1. A quantidade e o tipo de alimentos ingeridos: comer de 3 em 3 horas pode ser benéfico para a sua saúde desde que você coma pouco em cada momento e escolha alimentos bons e ricos em nutrientes;

  2. Gasto calórico compatível com a frequência de lanches: ou seja, é preciso haver um equilíbrio entre o consumo de calorias e a queima delas para que isso não acabe prejudicando a sua saúde;

  3. Comer sempre no mesmo horário é uma boa opção: isso te ajudará a ter mais controle sobre o seu próprio corpo e poderá organizar melhor um plano de dieta que seja adequado para você;

  4. Pode ajudar na ansiedade: comer de 3 em 3 horas pode ajudar a controlar a ansiedade, ajudando as pessoas que descontam isso na comida. Porém, não é uma regra que funciona com todos, mas pode ajudar com isso e a ter mais disciplina;

  5. BÔNUS - Pode te ajudar a ganhar peso: algumas pessoas precisam de dietas que ajudem-as a ganhar peso. Comer de 3 em 3 horas pode ajudar nisso, basta comer alimentos mais calóricos. 


Então, afinal, devo comer de quantas em quantas horas?
 

Então, não há uma resposta certa para essa pergunta, pois tudo depende de cada organismo e necessidade da pessoa. Tem pessoas que conseguem ficar mais tempo sem comer do que outras, então isso é uma questão muito individual. O importante é ter equilíbrio entre as refeições e comer apenas o necessário. A qualidade do alimento também influencia muito! Fique atento a isso.

 

Por isso, se uma dieta não leva o indivíduo em conta, as suas necessidades e objetivos, ela tem grandes chances de ser totalmente falsa. E as indústrias alimentícias e de beleza ajudam nessa propagação, então fique sempre em alerta e procure a ajuda de um profissional.

 

Esperamos que este texto tenha te ajudado e tirado muitas dúvidas sobre o mito de comer de 3 em 3 horas. As dietas podem ser extremamentes maléficas caso não seja a ideal para o seu organismo! Fique atento!

 

Fique bem e boa semana!


Deixe seu comentário


Tags