Nos últimos tempos, muito se tem olhado e procurado os benefícios de cada alimento e o que ele pode causar no corpo humano, tanto positivamente como negativamente. Isso faz com que as pessoas façam escolhas melhores e mais conscientes, sabendo mais precisamente o que estão ingerindo. Um alimento que desperta o interesse e a curiosidade das pessoas hoje em dia é o gengibre. Pode ser usado como tempero, mas também como o protagonista de chás caseiros. Muito conhecido por seus milhares de benefícios que ajudam a manter o organismo mais saudável.
Por isso, hoje falaremos neste texto um pouco sobre o gengibre e como ele pode auxiliar na saúde do ser humano, ainda mais quando falamos da nossa garganta.
Benefícios
O gengibre pode proporcionar para o corpo humano diversos benefícios, como o auxílio na perda de peso (pela ação termogênica); fortalece a imunidade (é rico em vitamina A, complexo B, C, D e antioxidantes); previne gastrites e úlceras estomacais; é fonte de cobre, selênio, zinco, potássio e magnésio, por isso melhoram o funcionamento do sistema ósseo.
É bom para a garganta?
O gengibre também tem uma potente ação anti-inflamatória (compostos bioativos gingerol e shogaol) que ajuda no alívio de inflamações, principalmente na garganta. Por isso, sim, o gengibre é muito bom para garganta porque ajuda no alívio de sua dor e também no tratamento. Além de ajudar a restaurar a voz após um período de rouquidão. Por isso também, o gengibre é indicado para pessoas com problemas respiratórios, pois ele ajuda a desobstruir as vias respiratórias.
Chá de gengibre
Um bom jeito de ingerir o gengibre para ajudar na garganta é o chá de gengibre. A receita é bem simples e fácil de fazer. Os ingredientes são: 350 ml de água, 1 pedaço de Gengibre cristalizado (cerca de 3 cm) e mel a gosto para adoçar.
Para preparar, despeje a água em uma panela, adicione o gengibre cortado em fatias e leve ao fogo médio. Quando começar a borbulhar, apague o fogo, tampe o recipiente e espere cerca de 7 minutos. Depois, basta coar e servir o chá na xícara. Adoce com um pouco de mel, se desejar. E está pronto!
Esperamos que esse texto de hoje tenha te ajudado a saber um pouco mais sobre o gengibre e como ele é importante no nosso plano alimentar, ainda mais no inverno.
Deixe o seu comentário falando o que achou deste texto de hoje!
Boa semana e fique bem!