Início > Por que massa engorda?

Por que massa engorda?

O famoso macarrão está sempre presente na mesa dos brasileiros, porém ela costuma gerar polêmica por ser considerado um prato muito calórico. Por outro lado, o carboidrato faz parte, em porções moderadas, da dieta do mediterrâneo, conhecida como uma das mais saudáveis do mundo. Então, a maior dúvida de todas surge: as massas no geral ajudam no ganho de peso? Se sim, por quê?

 

Continue lendo para tirar todas as suas dúvidas sobre a massa!

 

Massa engorda?

 

A massa em si não engorda. Isso porque uma pesquisa publicada na revista Nutrition And Diabetes, comprovou que, em determinado período, as pessoas que comeram mais vezes massa não ficaram mais gordas. Ao invés disso, elas foram as que mais perderam peso durante o período do estudo.

 

Ou seja, o problema não está na ingestão da massa, mas sim na quantidade que a pessoa come e na maneira que a massa é preparada. De acordo com nutricionistas, se o consumo da massa ocorre dentro de uma dieta de baixo índice glicêmico a probabilidade de ganho de peso é muito baixa. 

 

Índice glicêmico (IG)

 

O índice glicêmico é a velocidade que o seu corpo tem para transformar qualquer tipo de alimento em glicose. Ou seja, o IG baixo de um alimento, por exemplo, deixa você com a sensação de saciedade por mais tempo, porque o seu corpo demora para quebrar as moléculas desse alimento e transformá-las em glicose (açúcar no sangue). Por outro lado, um alimento com alto IG é rapidamente destruído pelo corpo, se transformando em açúcar e causando fome mais rápido.

 

O IG da massa vai iniciar a partir do tempo de preparo e também do acompanhamento dela, tanto molhos como bebidas, por exemplo. Com isso, a massa que cozinha demais possui alto IG, então ela é rapidamente absorvida pelo corpo, o que propicia o aumento de gordura e, consequentemente, o ganho de peso. Com isso, é importante preparar a massa de forma que ela não eleve tanto o seu nível de IG.

 

Quantidades ingeridas

 

Sabemos que qualquer tipo de alimento consumido em excesso faz mal, e a massa entra nessa também. A massa é um carboidrato rico em fibras, vitaminas e minerais, porém precisa ser ingerido em equilíbrio, sendo 2 a 3 vezes na semana o suficiente. Por isso, é extremamente necessário cuidar da quantidade de alimentos ingerida.

 

Acompanhamentos da massa

 

Normalmente, os molhos que são ingeridos junto com a massa são aqueles sachês prontos que tem no mercado e que são extremamente prejudiciais à saúde. O ideal é você produzir seu próprio molho ou então comprar molhos saudáveis e de marcas confiáveis, como as que temos no nosso site! 

 

Quando falamos em bebidas, quase sempre optamos pelos refrigerantes, sucos em pó, cerveja, e outros industrializados, que são os principais vilões na hora do ganho de peso. Você acha que é a massa o problema, mas na verdade é a bebida que está tomando junto. Então tenha cuidado e opte, sempre que possível, por bebidas mais saudáveis, como um suco natural ou até mesmo água.

 

Massas integrais são menos calóricas?

 

Isso é mito. Em termos calóricos, não há diferença entre uma massa integral e uma massa comum. A grande vantagem do integral é a quantidade de nutrientes que ele conserva, que é muito maior que a do comum. Por isso, é recomendado sempre trocar pelo integral na medida do possível. 

 

Esperamos que este texto tenha tirado todas as suas dúvidas e te feito refletir mais sobre as escolhas que vem fazendo para a sua saúde. Conte conosco para ter uma vida mais saudável e gostosa!

 

Fique bem e boa semana!


Deixe seu comentário


Tags