Início > O que é bebida vegetal?

O que é bebida vegetal?

O leite quase sempre está presente nos alimentos ou receitas que consumimos durante o nosso dia, desde a mistura do café com leite, até a composição do pão, bolo, purê de batata, entre outros. Por conta disso, ele é considerado um elemento-chave na alimentação do brasileiro e também é a principal fonte de cálcio (componente importante para a formação dos ossos e o desenvolvimento da estrutura corporal). Porém, quando uma pessoa tem alguma intolerância ou alergia ao leite, ela precisa adaptar a sua alimentação de forma que possa continuar consumindo todos os nutrientes que o leite oferece, mas sem passar mal por conta disso. 

A boa notícia é que hoje o mercado saudável é tão grande que tem a solução certa para este problema: a bebida vegetal. Continue lendo para saber mais sobre ela!


O que é bebida vegetal?


A bebida vegetal é feita à base de grãos, sementes, oleaginosas ou leguminosas, isto é, por exemplo, soja, coco, amêndoas, aveia, castanhas e arroz. Por isso ela não recebe o nome de “leite”, já que o leite é um produto oriundo da ordenha de vacas ou de outros mamíferos. Ou seja, leite é de origem animal.
 
Este tipo de alimento é uma ótima alternativa para quem precisa substituir (por conta de intolerâncias ou alergias) ou deseja reduzir o consumo de produtos de origem animal.
 
Falando de valores nutricionais, irão depender dos nutrientes fornecidos pelo vegetal utilizado como base. Durante o processo de fabricação, também pode ocorrer a inserção de outros complementos e fortificações, por isso fique atento ao rótulo da embalagem.

As bebidas vegetais são todas iguais?


Não são iguais. Cada uma tem composições nutricionais diferentes, já que suas bases de fonte são diferentes. As bebidas de oleaginosas, por exemplo, como castanha de caju e amêndoas, oferecem gorduras saudáveis e um bom aporte proteico, além de baixo carboidrato.
 
Já a bebida de soja é a mais rica em proteínas comparadas às outras, por isso pode substituir o leite de vaca com relação ao teor proteico. Porém, as bebidas à base de cereais e tubérculos, como aveia e inhame, são ricas em carboidratos, mas tem baixo teor proteico, funcionando melhor como um complemento energético.
 
Apesar disso, é importante sempre verificar a composição da bebida antes de escolher, pois o ideal é que não contenha a adição de aditivos (corantes, adoçantes, aromatizantes e conservantes), para que sejam realmente bebidas naturais.
 
 
Esperamos que este texto tenha te ajudado a entender melhor sobre a bebida vegetal e te auxilie na hora de escolher os alimentos para a sua rotina. Se você se interessou pela bebida vegetal, confira os sabores da BE+ e da Leatt clicando aqui! Com certeza você vai amar essas bebidas!
 
Fique bem e até a próxima!
 


Deixe seu comentário


Tags