Início > 3 cuidados com a saúde para ter na primavera

3 cuidados com a saúde para ter na primavera

22 de setembro: fim do inverno e início da primavera. A primavera é a estação que, para nós, marca o fim das temperaturas baixas e marca o início da temporada mais linda de todas. Isso porque nesta estação as flores desabrocham e tudo fica mais bonito e colorido na natureza. Os dias cinzentos já começam a dar lugar para dias mais iluminados e floridos. Porém, apesar de toda essa beleza, a primavera pode causar alguns incômodos para a saúde, especialmente para as pessoas que têm organismos mais sensíveis. Alergias, coceiras e manchas na pele são sintomas normais deste período do ano. Essas manifestações ocorrem com maior frequência nessa época do ano em função do pólen das flores e do ressecamento do ar. Além disso, mudanças bruscas de temperatura e umidade do ar podem desencadear problemas respiratórios, como rinite e a asma. 

 

Pensando nisso, queremos te alertar sobre alguns cuidados que você deve tomar para que possa aproveitar a primavera da melhor forma possível. Hoje, selecionamos 3 para conversar sobre. Vem conosco?

 

1.  Mantenha-se sempre hidratado

 

É muito comum que pensemos que só precisamos beber água no verão, pois é a estação mais quente e que mais sentimos sede. Porém, a hidratação correta, tomando entre 1,5L e 2,0L de água, é o necessário para ajudar a fortalecer a sua imunidade. Além disso, a baixa umidade do ar faz com que a pele e as mucosas fiquem mais ressecadas, fazendo com que a hidratação seja mais necessária ainda. 

 

2.  Ambientes sempre ventilados

 

Ambientes ventilados não é apenas sinônimo de temperaturas altas. Devemos sempre manter os ambientes arejados para evitar acúmulo de poeira, por exemplo. Na primavera mais ainda, pois ambientes bem ventilados permitem que o ar circule, evitando o acúmulo de pólen e ácaro dentro dos cômodos, que são substâncias extremamente presentes nesta estação do ano por causa das flores. Tente criar o hábito de sempre manter as janelas abertas pelo menos uma hora por dia.

 

3. Evitar vassouras e espanadores

 

Vassouras e espanadores não são boas alternativas para tirar o pó de um ambiente, pois eles levantam muitas partículas de poeira, com ácaros e mofo, deixando-as no ar. Isso ocasiona que, pessoas alérgicas sendo expostas a estas condições, sofram com irritações na pele e nos olhos, ou até podem desencadear rinite ou sinusite. Por isso, além do ambiente sempre arejado, prefira limpar os ambientes e os objetos com um pano umedecido com água, evitando assim que o pó se disperse, ou até mesmo com um aspirador de pó. 

 

Dica bônus!

 

Lave as mãos com frequência. Fazendo este ato, você estará impedindo que ácaros, fungos, bactérias e o pólen entrem nas mucosas do seu corpo (nariz, boca e olhos) a partir das mãos. É um hábito muito importante e que não deve ser esquecido. 

 

É isso! Esperamos que estas dicas te ajudem a ter uma primavera mais florida e iluminada, sem muitas alergias no corpo e crises respiratórias. Cuide de você sempre!

 

Fique bem e até a próxima!


Deixe seu comentário


Tags