Muito em alta ultimamente, o psyllium é uma fibra solúvel extraída da casca de sementes de uma planta chamada Plantago Ovata, planta nativa de algumas partes da Ásia, regiões mediterrâneas da Europa e África do Norte. A casca da semente do psyllium é usada em remédios naturais e é similar à aveia e ao trigo. Você pode achá-la em cápsula, em pó ou em granel, tanto em farmácias como em lojas de produtos naturais.
No entanto, você deve estar se perguntando para que serve essa fibra, se ela tem algum benefício para a saúde ou não. Vem conosco que vamos te explicar melhor sobre isso.
Para que serve?
O psyllium é indicado para regularizar os movimentos intestinais, pois ele auxilia na absorção de água, facilitando a formação de fezes e a sua eliminação. Por conta disso, ele é indicado principalmente para o tratamento da prisão de ventre. Além disso, a fibra ajuda a regular o funcionamento do intestino, podendo ser usado em casos de intestino solto, além de eficácia no tratamento da síndrome do intestino irritável e da constipação.
Porém, os benefícios não param por aí. Ele também pode ser utilizado para ajudar na diminuição do colesterol ruim (LDL) e também da glicemia após as refeições. Isso porque essa fibra ajuda na redução da absorção de gorduras e do açúcar.
Outros benefícios também são: o psyllium provoca saciedade em função de seu volume no estômago, pois absorve a água; seu consumo diário pode reduzir problemas clínicos relacionados à doença coronariana em 11,5%; ajuda a promover níveis saudáveis de colesterol e triglicerídeos; há também uma redução de ataques cardíacos nos usuários de fibras, e o psyllium é um deles.
Quem pode tomar?
Adultos (acima de 12 anos) e crianças entre 6 e 12 anos podem tomar o psyllium, porém com dosagens diferentes. Para adultos e crianças com mais de 12 anos, é recomendado a dose de 1 sachê de 7 g ou 1 colher de sobremesa, misturado em 240 mL de líquido, de 1 a 3 vezes por dia. Já crianças entre os 6 e 12 anos, a dose recomendada é de meio sachê de 7 g ou meia colher de sobremesa, misturado em 240 mL de líquido, de 1 a 3 vezes por dia.
Quem não deve tomar?
Crianças com menos de 6 anos não podem ingerir o psyllium, nem pessoas com bloqueio no intestino, ou prisão de ventre crônica, ou prisão de ventre após a cirurgia. Por isso, consulte sempre o seu médico para saber o melhor remédio para o seu caso.
Pessoas com alergias a algum componente da fórmula de psyllium também não devem tomar. No caso das pessoas diabéticas, precisa ser sempre orientado pelo médico, pois o psyllium diminui os níveis de açúcar no sangue, o que pode ocasionar em um reajuste do remédio antidiabético.
Contraindicações
Este remédio, como qualquer outro, pode causar alguns efeitos colaterais, sendo os mais comuns o excesso de gases e dor ou inchaço abdominal. Caso algum outro sintoma apareça, o recomendado é consultar com um médico para investigar a situação.
Esperamos que você tenha aprendido mais sobre o psyllium no nosso texto de hoje e que você tenha tirado muitas dúvidas sobre esse remédio! Não esqueça de consultar um médico antes de comprar o remédio, pois ele pode não ser o mais recomendado para o seu caso.
Fique bem e até a próxima!