Nunca pensamos sobre isso, mas temos muitos hábitos na nossa rotina. Sabe aquelas ações que você toma quase sem pensar, meio no piloto automático? Esses são os hábitos. Eles existem porque o nosso cérebro usa a informação de ações que fazemos de forma repetitiva para poupar energia e esforço, fazendo elas serem executadas de forma mais automática.
Os hábitos são tão importantes que eles são responsáveis por cerca de 40% das nossas atitudes diárias. Ou seja, não criar bons hábitos significa que você vai ser uma pessoa mais improdutiva e vai deixar de executar muitas coisas importantes por preguiça. Porém, criar hábitos não é algo tão fácil, não é mesmo? Existem muitas dicas e estudos que falam sobre isso, e trouxemos alguns para te ajudar a criar bons hábitos no seu dia a dia. Continue lendo!
Loops neurológicos
No livro “O Poder do Hábito”, de Charles Duhigg, é apresentado uma pesquisa da MIT (Massachusetts Institute of Technology) que explica que os nossos hábitos funcionam como loops neurológicos, que são constituídos por três partes:
- Deixa ou gatilho → é a motivação que atua como um despertador para a ação;
- Rotina → é a ação praticada em série em busca de uma recompensa;
- Recompensa → a gratificação que com o passar do tempo colabora para que o cérebro repita a ação esperando por determinado resultado.
Essa é uma boa base para pensarmos nos hábitos, mas como colocar isso em prática?
Na prática
1. Estabeleça um grande objetivo e pequenos passos
A primeira coisa que você precisa ter é uma motivação, então estabelecer um grande objetivo vai te ajudar a estar motivado para alcançar esse hábito. Em vez de: “quero aprender inglês”, por exemplo, diga: “quero ter inglês fluente”. A partir desse objetivo grande, motivador, você cria pequenos passos que irão te ajudar a atingir esse objetivo, e daí o hábito entra. Por exemplo, no caso do inglês citado acima, você poderia colocar como um pequeno passo ouvir um podcast em inglês todos os dias, ou ler um livro em inglês durante 15 minutos.
Enquanto seu objetivo é aquilo que você pretende alcançar algum dia, os pequenos passos são o mínimo de trabalho a ser feito todos os dias, ou seja, o hábito, que irão contribuir para você atingir a meta final.
2. Mantenha um comportamento
Não basta começar, precisa persistir, permanecer, manter o comportamento. Sempre que bater o desânimo, lembre-se do objetivo maior, da meta que você quer alcançar com isso para voltar a motivação. Quanto mais você repetir um comportamento, mais rápido ele vira um hábito.
3. Perceba as recompensas!
Voltando para o exemplo do inglês: se você repetir todos os dias durante uma semana o pequeno passo de ouvir um podcast em inglês você verá que está começando a compreender melhor quando as pessoas falam em inglês, que seu vocabulário está aumentando e que está até conseguindo pronunciar as palavras melhor. Isso é uma recompensa do seu esforço e isso significa que quanto mais você fizer isso, melhor vai ficar. Com isso, você vai começar a ter um gosto por fazer isso e seu cérebro vai entender que isso é algo bom para você. A partir daí, o hábito ganha cada vez mais força.
Lembre-se de sempre comemorar as pequenas vitórias e não desistir! Mesmo que você acabe falhando um dia, comece de novo, persista. No início é mais desafiador, mas vai ficando mais fácil com o tempo.
Boa sorte e mão na massa!
Até a próxima!