Você já deve ter percebido que nos últimos tempos as prateleiras dos supermercados estão cheias de produtos a vácuo. O mais comum são as carnes e alguns grãos serem vistos nessas embalagens, mas existe uma gama de alimentos que podem receber esse tratamento. Esse mercado tem crescido muito pelos seus benefícios que, comparado com as embalagens normais, valem muito mais a pena tanto para o vendedor quanto para o consumidor. Quer saber mais sobre isso? Então continue conosco! Vamos te explicar tudo!
O que são as embalagens a vácuo?
As embalagens a vácuo são um tipo recente de armazenamento de alimentos que, basicamente, retira todo o ar que está dentro da embalagem, usando o nome mais específico, do invólucro. Esse processo se dá quando, num primeiro momento, o produto é colocado dentro do pacote e, após isso, uma máquina específica para embalagens a vácuo para alimentos retira todo o ar que tem dentro do pacote. Depois disso, há um processo chamado selagem, que fecha a embalagem de forma seladora, que é feito a partir de um aquecimento do invólucro, para evitar que o ar entre dentro do pacote.
Benefícios
De fato, esse procedimento das embalagens a vácuo é um pouco mais trabalhoso, porém o que faz as pessoas escolherem mais de forma consciente essas embalagens é os benefícios que ela traz. Listamos 5 delas para você:
-
Validade e durabilidade
Quando ocorre esse processo de embalagem a vácuo, é eliminado cerca de 99% do oxigênio presente dentro do pacote, o que protege os alimentos dos microrganismos, podendo durar muito mais tempo do que numa embalagem tradicional.
-
Facilidade no transporte e armazenamento
As embalagens a vácuo são menores em questão de volume, pois o ar dentro dos pacotes ocupa um bom espaço. Por isso, os alimentos embalados a vácuo irão ocupar menos espaço, o que facilita o transporte delas, ou seja, otimização dos custos de logística ao serem levados mais produtos juntos ao mesmo tempo, e o armazenamento.
-
Mantém intacta as propriedades dos alimentos
As embalagens a vácuo também ajudam a preservar as características dos alimentos, que são as cores, o peso, a hidratação do alimento e o sabor. Tudo isso pode ser perdido numa embalagem normal por conta do contato com o ar que faz ocorrer a oxidação dos alimentos. Assim, os alimentos ficam visivelmente mais bonitos e com certeza mais saborosos.
-
Mais higiênico
Algo muito bom é que as embalagens a vácuo evitam que os líquidos dos alimentos, como o sangue das carnes ou temperos, vazem. Isso evita que o alimento fique com uma aparência melada, melhorando a visualização do produto e evitando que moscas ou outros insetos rondem os alimentos.
-
Maior rentabilidade
A embalagem a vácuo ajuda o alimento a durar por mais tempo, o que faz com que o percentual de desperdício seja reduzido e também que os consumidores possam comprar maiores quantidades do mesmo produto, já que eles não estragam tão rápido.
Todos os alimentos podem ser embalados a vácuo?
Há uma grande variedade de produtos que são beneficiados por esse processo, porém ainda nem todos tem o seu lugar nesse mercado a vácuo. Os que podem ser embalados nessa forma são as carnes, embutidos, peixes, legumes, hortifruti, palmitos, cogumelos, em conserva, espetinhos, pizzas, massas, queijo e demais frios fatiados, comidas congeladas, sucos, molhos, etc.
É isso! Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas em relação às embalagens a vácuo e que isso te ajude a fazer escolhas mais conscientes que ajudem a sua saúde.
Até a próxima!