Apesar de sempre estarmos tentando ter uma rotina de alimentação saudável durante o nosso dia, às vezes, até por condições específicas do nosso próprio corpo, não conseguimos consumir tudo aquilo que nosso corpo precisa para funcionar da melhor forma, ou muitas vezes nem a quantidade necessária. Rotinas muito corridas com pouco tempo para a alimentação pode ocasionar isso. Porém, no mundo em que vivemos hoje existem os suplementos alimentares, que podem ser, na medida certa, grandes aliados na alimentação saudável. Mas você conhece bem os suplementos alimentares? Como eles podem te ajudar na sua dieta? Essas e muitas outras perguntas serão respondidas no texto de hoje, então siga com a gente!
O que são os suplementos alimentares?
Os suplementos alimentares são substâncias químicas e concentradas com características e propriedades similares às alimentares, levando em conta os valores nutricionais. Existem suplementos alimentares de diversas formas, como em cápsulas, líquidos, pó, granulados e também em pastilhas. São produzidos para complementar a alimentação, sendo então uma aliada da dieta, e não o agente principal.
Os suplementos podem ser especificamente vitaminas, minerais e vitaminas juntos - chamados multivitamínicos ou polivitamínicos -, ou podem ser apenas substâncias separadas, como a creatina, o colágeno e a melatonina.
Polivitamínicos
Os polivitamínicos, por exemplo, são os suplementos mais procurados na atualidade, pois cerca de 90% das pessoas não consomem a quantidade necessária de vitaminas por dia, o que ocasiona muitos e variados problemas de saúde.
No entanto, existem diferentes polivitamínicos para diferentes pessoas e é um suplemento alimentar que deve ser escolhido com atenção. Por exemplo, os polivitamínicos para as mulheres são mais focados em vitaminas e minerais para auxiliar no fortalecimento dos cabelos e unhas, na produção de colágeno, no fortalecimento dos ossos e dos dentes, no aumento da imunidade, entre outros. Já o dos homens, é mais focado em aumento da imunidade, melhora do metabolismo, aumento da energia, ganho de músculos e ação antioxidante. Isso mostra como cada pessoa precisa de coisas mais específicas para o próprio corpo e o mercado de suplementos alimentares é enorme, com certeza você vai achar o que precisa.
Quando os suplementos são indicados?
De modo geral, os suplementos alimentares são mais indicados para quem deseja perder peso, ou ganhar massa muscular ou ter mais energia. Os suplementos também são muito procurados para fortalecer a imunidade, que muitas vezes é afetada pela nossa alimentação. Mulheres grávidas também costumam consumir suplementos alimentares para suprir alguma vitamina ou nutriente importante para a formação do bebê.
Para descobrir tudo isso, os exames de rotina são essenciais para apontar as maiores deficiências do seu corpo e assim poder suplementar da melhor forma. Por isso, se possível, consulte um médico ou nutricionista para saber o que é mais indicado para o seu caso em específico.
Contudo, cuidado com os exageros! Os suplementos alimentares são ótimos para a sua saúde, mas se usados de forma demasiada podem prejudicar a sua saúde, principalmente órgãos importantes como rins e fígado.
Suplementos alimentares substituem a alimentação?
Os suplementos alimentares são ricos em vitaminas e proteínas que fazem muito bem para o coração, rins, fígado e músculos. Porém, apesar disso, eles não substituem a alimentação e a dieta. Os suplementos alimentares são uma forma segura e rápida de equilíbrio e melhora da imunidade corporal, por exemplo. No entanto, como citado anteriormente, por melhor que seja o suplemento alimentar ele não substitui a alimentação, mas é um complemento, um aliado para ajudar o corpo a receber todos os nutrientes, vitaminas e minerais necessários.
Espero que você tenha gostado do texto de hoje! Mande este texto para aquela pessoa que está precisando se informar mais sobre os suplementos alimentares. Espero que você aplique, de forma saudável e correta, os suplementos na sua rotina!
Até a próxima!